domingo, 27 de dezembro de 2015

Qual a idade ideal para entrar na escola?

Bom dia!!! Olha eu aqui novamente atualizando o blog!! Minha meta será uma postagem por semana, mais preciso de ajuda, os temas que interessam, dúvidas, etc!! Hoje vamos conversar sobre a época certa de entrar na vida escolar!

Como todos sabem, eu e minha família montamos uma brinquedoteca, inicialmente seria um espaço para brincar que receberia crianças já em idade escolar, porém foram chegando bebes e a gente foi se apaixonando e acabamos expandindo para os que não estão em idade para ir a escola! Só que ai surgiu uma enorme dúvida, eles completaram 2 anos e as mamães começaram a questionar quando deveriam ir a escola tradicional, já que lá, eles estão desenvolvendo o que se espera de uma criança de dois anos. 
A matrícula de todas as crianças na escola a partir dos 4 anos tornou-se obrigatória em 2009 por meio de uma emenda constitucional, porém bem antes disso elas já estão nas creches e pré escolas, por conta da vida atarefada dos pais e da necessidade que elas socializem para que tenham um crescimento saudável. Pois bem! O que eu digo ás mães é: nos primeiros anos as crianças vão á escola para socializar, aprender a esperar, aprender noções de espaço, iniciar a autonomia, e por ai vai... se a creche ou brinquedoteca assume esse papel então pode esperar mais um ano ou dois para ingressar na escola regular, o mais importante é a parceria que o espaço que seu filho está proporciona, é importante que os familiares vejam a evolução, que o local traga desafios para seus filhos.

Em nenhum momento estou falando que a creche ou brinquedoteca substitui a escola, muito pelo contrário, esses espaços preparam a criança para entrada na escola, desse modo, quando chegarem ao maternal ou jardim, estarão provavelmente desfraldadas e com mais autonomia para as atividades que a escola deve propor!
A todas que me questionam, eu peço que estudem sobre o papel do maternal, e comparem com os conhecimentos que seu filho vem adquirindo em outro ambiente.
Mais e se meu filho nunca foi a creches ou brinquedotecas e ate hoje foi criado em casa pelos avós, pais ou babás?? Nesse caso tudo muda um pouco de figura, criança (e adulto também) aprende por meio de experiências, seu cérebro ainda não está pronto para teorias, então como vai aprender a dividir? a esperar? a socializar? Sendo assim a escola, com o maternal, assume esse papel!!!

E por ai? como anda seu pequeno? frequenta escola? creche? conta pra gente como foi sua decisão e ajude muitas mamães!!!!


Beijos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886



Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário